Hans Bellmer e a invenção da boneca: o empuxo-à-mulher e a construção de um corpo fora

O artigo trabalha a definição lacaniana de empuxo-à-mulher na psicose e sua relação com o corpo e com o gozo. Partimos da obra do artista Hans Bellmer, que, segundo nossa hipótese, inventa A boneca como solução à dissolução imaginária do corpo e à vivência de um gozo deslocalizado. Revisando conceitos caros a esta construção, entendemos que tal invento leva o sujeito a localizar o gozo não regulado pelo falo em um objeto fora, à maneira paranoica. Desta forma, Hans Bellmer, com seu savoir-y-faire, inventa um corpo fora do corpo que dá forma ao corpo despedaçado e, ao mesmo tempo, usa o empuxo-à-mulher, efeito da não inscrição da metáfora paterna, para consumar sua solução.

Veja também...

A recusa do corpo sexuado na anorexia

A voracidade do supereu e a anorexia na adolescência

O objeto na anorexia – da falta do objeto ao objeto nada

Elementos para uma releitura clínica da noção de narcisismo a partir das relações entre anorexia e melancolia

Ato e deriva pulsional na clínica da anorexia-bulimia

Anorexia: uma conjugação do amor no feminino?